Inscrições para o Prêmio Culturas Indígenas Vovó Bernaldina seguem até 2 de outubro
Fonte e foto: divulgação/Governo Federal
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Culturas Indígenas Vovó Bernaldina. A iniciativa é focada na valorização de iniciativas culturais que promovem e preservam as manifestações culturais indígenas em todas as regiões do Brasil. O período de inscrições vai de 1º de setembro a 2 de outubro. Confira o edital.
A premiação faz parte do Edital de Premiação Cultura Viva – Sérgio Mamberti, que destinará R$33 milhões para contemplar 1.117 iniciativas culturais em quatro categorias distintas, com prêmios individuais de R$ 30 mil.
O objetivo é incentivar mestres e mestras das culturas populares, valorizar as manifestações culturais dos povos indígenas, reconhecer a diversidade cultural e promover atividades culturais que ampliem a Rede Cultura Viva, com a valorização e o incentivo aos Agentes Cultura Viva e aos Pontos de Cultura em redes territoriais e temáticas. Além disso, presta homenagem ao legado do ator, gestor cultural e defensor dos direitos culturais, Sérgio Mamberti.
Os candidatos devem, no ato de inscrição, juntar a Autodeclaração Indígena, que pode ser encontrada no anexo 7 do aedital, preenchida, assinada (de forma eletrônica, de próprio punho ou com a impressão digital), digitalizada e anexada conforme quesito indígena utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Edital compreende as seguintes etapas: inscrição, na qual deverá ser feito o envio e recebimento das iniciativas culturais; e seleção, na qual serão analisadas e avaliadas as candidaturas pela Comissão de Seleção, de caráter meritório, classificatório e eliminatório.
Os resultados das candidaturas desclassificadas, classificadas e selecionadas serão publicados em Diário Oficial da União (DOU). Serão selecionadas as candidaturas que obtiverem as maiores notas dentro do quantitativo de prêmios, considerando os critérios de seleção estabelecidos para cada prêmio.
O Edital Cultura Viva – Fomento a Pontões de Cultura – A Política de Base Comunitária Reconstruindo o Brasil e do Edital de Premiação Cultura Viva – Sérgio Mamberti foi lançado pelo Ministério da Cultura no dia 1º de setembro, em uma cerimônia que contou com a presença da presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana.
A saudosa líder Bernaldina José Pedro, conhecida como Vovó Bernaldina, pertencia à comunidade Maturuca, da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A liderança foi uma figura emblemática na cultura Macuxi. Era detentora de conhecimentos ancestrais preciosos, incluindo cantos, danças, artesanato, medicina tradicional e rezas do povo indígena. Sua importância transcendeu as fronteiras culturais, sendo também uma defensora incansável na luta pela homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e pela denúncia da violência contra os povos indígenas. Aos 75 anos, em junho de 2020, ela nos deixou devido à Covid-19, tendo construído um legado inspirador, seis filhos e 15 netos.
Confira as demais categorias da Premiação Cultura Viva – Sérgio Mamberti
• Prêmio Culturas Populares e Tradicionais – Mestre Lucindo: reconhecerá a atuação de mestres e mestras dos saberes e fazeres, grupos, coletivos e instituições culturais que promovem as culturas populares e tradicionais brasileiras.
• Prêmio Culturas Indígenas – Vovó Bernaldina: valorizará as iniciativas culturais que promovem e preservam as manifestações culturais indígenas em todas as regiões do Brasil.
• Prêmio Diversidade Cultural: reconhecerá e valorizará as iniciativas e produções culturais de pessoas idosas, com deficiência, LGBTQIA+ e em sofrimento psíquico.
• Prêmio Cultura Viva: reconhecerá e incentivará atividades culturais desenvolvidas por Pontos de Cultura e por grupos, coletivos e instituições privadas sem fins lucrativos que querem ser reconhecidas e certificadas com o Selo Cultura Viva em todos os estados brasileiros, para fazerem parte da Rede Cultura Viva e darem destaque às suas atividades culturais e às comunidades onde atuam.